Considerado o coração do Hortigranjeiros, o Hortishow será novamente um dos grandes destaques da programação da feira, com foco em inovação, tecnologia e troca de experiências voltadas à horticultura. A estrutura está organizada em três eixos: produtores comerciais, agricultores familiares com produção doméstica e pessoas que cultivam hortas em pequenos espaços urbanos.
“A proposta do Hortishow foi construída a partir de demandas da última edição. Nosso objetivo é criar um espaço de troca de experiências e apresentar soluções práticas que possam ser aplicadas tanto em propriedades rurais quanto em áreas urbanas, por quem cultiva em casa”, destaca Vanio Heimerdinger, coordenador do Hortishow.
A estrutura contará com canteiros demonstrativos com cultivares comerciais, plantas aromáticas e condimentares, flores comestíveis, além de experiências com adubos orgânicos, plantio direto de hortaliças, solarização de solo e cultivo elevado, que facilita o manejo por ser realizado na altura da cintura. Técnicas como hidroponia, produção de brotos e um projeto de floricultura voltado a pequenas propriedades também integram o espaço.
O Hortishow contará ainda com um auditório para palestras ao longo do evento, abordando temas variados da horticultura. A organização envolve uma forte rede de parcerias com instituições de ensino, pesquisa e empresas do setor agrícola. Participam da construção do espaço a Sicredi, Agropecuária do Galo, Emater/RS-Ascar, Setrem (cursos Técnico Agrícola e Agronomia), IFFar Santo Ângelo (curso Técnico em Agropecuária), Embrapa Pelotas e a UFSM, por meio do Grupo de Estudos da Produção de Flores.
O Hortigranjeiros 2025 acontece de 6 a 10 de agosto, com entrada gratuita, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.