Horário sem programação!

Geral

Por falta de efetivo, bombeiros não estão realizando atendimentos com ambulância

Por falta de efetivo, bombeiros não estão realizando atendimentos com ambulância
  • 22/04/2025 - 21:04

O Corpo de Bombeiros Militar Padrão Comunitário de Três de Maio não está mais realizando atendimentos de suporte à vida com a utilização da ambulância de resgate da corporação. Conforme o capitão Dambroz, comandante o motivo é a falta de efetivo. Assim, para garantir a própria segurança dos bombeiros militares e voluntários, estão mantidos por tempo indeterminada somente os atendimentos com o caminhão de combate à incêndios.

O comandante explicou que a comunidade não está desassistida, pois conta com a equipe e ambulância do Samu para atender casos de emergência.

A reativação dos atendimentos com o carro de resgate vai depender do aumento do efetivo.

Em entrevista à Rádio Colonial, ele conclamou os interessados em fazer o atual concurso público para soldado. O processo seletivo está com inscrições abertas.

- Muitos bombeiros que passaram nos últimos concursos são de fora da região, e acabaram solicitando transferência para suas cidades de origem – revelou.

Outra possibilidade de aumento do efetivo local, seria o ingresso na corporação como voluntário. Para tanto, basta as pessoas interessadas buscarem mais informações no quartel da corporação.

 

Concurso

As inscrições vão até as 17h do dia 24 de abril de 2025, e só podem ser feitas pela internet, no site da banca. O valor da taxa de inscrição é de R$ 118,79.

Para concorrer, é necessário ter Ensino Médio completo, idade máxima de 25 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. O salário inicial é de R$ 5.944,85 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Entre as atribuições do cargo, estão as atividades de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento e defesa civil. Os principais requisitos para o ingresso são:

  • ser brasileiro;
  • possuir ilibada conduta pública e privada;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar;
  • não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva;
  • ter, na data da inclusão para ingresso, idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos de idade, até o último dia da inscrição para o concurso;
  • se for reservista das Forças Armadas, o candidato deverá ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento “Bom”;
  • possuir altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m do sexo feminino;
  • possuir Ensino Médio (2º Grau) completo ou equivalente.

A banca responsável pelo concurso é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O concurso será composto de quatro fases: prova teórica, exame de saúde, exame de capacitação física e exame psicológico.

Por Alexandre de Souza - Rádio Colonial