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Frota de veículos elétricos cresce 80% no Rio Grande do Sul e apresenta novos desafios

Frota de veículos elétricos cresce 80% no Rio Grande do Sul e apresenta novos desafios
Detran-RS-Divulgação
  • 12/04/2025 - 09:22

Os veículos elétricos estão em alta no mercado automotivo. Embora a frota ainda seja pequena, a tendência é de crescimento no Brasil e no RS. Enquanto no Brasil o crescimento foi de 77% em 2024, no Rio Grande do Sul o índice foi superior a 80% em relação a 2023. O cenário traz desafios que precisam ser pensados de forma inovadora. As provocações foram trazidas para o debate pelo diretor-técnico do Detran-RS, Fábio Santos, em painel no South Summit Brazil 2025 nessa sexta-feira (11/04). 

O gestor da autarquia trouxe sete tópicos que merecem atenção no processo de eletrificação da frota: registro, remoção, fiscalização, peças de reposição, formação dos condutores, estacionamento e circulação, além do resgate veicular. “A eletrificação da frota pode ser comemorada por causa da redução na emissão de poluentes e ruídos, mas ela também exige do poder publico a definição de uma série de regramentos específicos", afirmou.

"Estão na pauta a questão do registro de um veículo com dois motores, que exige adaptação dos sistemas, a segurança na remoção e na guarda desses veículos, a fiscalização dos itens de segurança, o reuso das peças e/ou reciclagem no final da  vida útil, entre outros fatores, como a distância exigida para estacionamentos com carregador e o risco de descarga elétrica ou incêndios em caso de resgate de vítimas”, acrescentou Santos.

O diretor alertou que a formação de condutores também deve sofrer alterações: “O condutor de veículos elétricos vai passar por uma nova experiência com câmbio automático, sem ruído, e aceleração diferente do veículo à combustão. Esse tipo de experiência vai exigir novas competências para uso dos recursos tecnológicos, mas também no planejamento das viagens (de acordo com as estações de recarga). A condução também necessita de toda uma reeducação em termos de percepção, controle e segurança. Hoje, a legislação não prevê essa especificidade na formação". 

"É natural que a inovação chegue antes, fazendo os órgãos públicos acompanharem as mudanças. Mas esse debate não está mais no futuro e precisamos falar em infraestrutura, regramentos e, principalmente, segurança viária", disse Santos, anunciando a criação de um grupo de trabalho para fomentar a discussão no Brasil a partir do Rio Grande do Sul. “Vamos envolver universidades, Fenabrave, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, EPTC, Famurs, entre outras entidades, para propor regramentos que deem conta dessas questões”, concluiu.

Cenário 

No Brasil, a frota de elétricos e híbridos passou de 291 mil em 2023 para 515 mil em 2024, um aumento de 77%. Veículos híbridos, que combinam energia elétrica com outros combustíveis, ainda são os mais populares, totalizando 64% sobre o total, mas os elétricos puros (fonte interna ou externa) vem ganhando espaço e tiveram a frota aumentada em quase 100% no ano passado. 

No Rio Grande do Sul, a frota de elétricos e híbridos chegou a pouco mais de 23,2 mil em dezembro de 2024, o que representa 3% da frota total. Enquanto a frota total do RS cresceu 2,8% de 2023 para 2024, a frota de elétricos e híbridos cresceu 80,6%. Cerca de 70% dela é híbrida. São 23.223 veículos que combinam a fonte elétrica com outro(s) combustíveis, sendo os mais comuns: elétrico/gasolina (8.782) e elétrico/gasolina/álcool (5.191).  

Tipos de elétricos 

Os veículos exclusivamente elétricos podem ser de dois tipos: com fonte externa e com fonte interna. A classificação fonte externa é usada quando a bateria é alimentada por fonte externa ao veículo (rede elétrica, por exemplo). A fonte interna é caracterizada pelo fato de que a bateria é alimentada por um motor-gerador acoplado ao veículo. Os mais comuns no Estado são do primeiro tipo, totalizando uma frota de 5.786 veículos (90% do total de elétricos puros). Os elétricos com fonte interna somam 668 veículos.