Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Saúde

Caminhada pela Conscientização do Autismo é realizada em Três de Maio

Caminhada pela Conscientização do Autismo é realizada em Três de Maio
  • 01/04/2025 - 20:40
  • Atualizado 02/04/2025 - 12:23

Criado em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo são celebrados em 2 de abril. Antencendo a data, em Três de Maio a Associação dos Pais e Familiares das Pessoas Autistas realizou nesa terça-feira uma caminhada pela Avenida Uruguai, que saiu da Praça da Matriz e foi até a Praça Henrique Becker Filho. 

Segundo os organizadores, o objetivo é difundir informações sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno, além de incentivar a participação da comunidade na discussão sobre o autismo.

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

“O autismo hoje é compreendido como espectro de manifestação fenotípica bastante heterogênea, ou seja, existem várias manifestações diferentes do autismo. E essas manifestações ocorrem também com sinais mais ou menos evidentes em algumas pessoas”, afirma o neuropsicólogo Mayck Hartwig.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês) estabelece atualmente que as nomenclaturas mais adequadas para identificar as diferentes apresentações do TEA são nível 1 de suporte, nível 2 de suporte e nível 3 de suporte, sendo maior o suporte necessário quanto maior for o nível. 

O diagnóstico de autismo pode demorar vários meses para ser confirmado depois que os responsáveis pela criança identificam os primeiros sinais. Por isso, é de extrema importância que, caso exista qualquer suspeita, os pais ou cuidadores conversem com o pediatra ou neuropediatra e iniciem o tratamento o quanto antes. 

De acordo com a diretora da Apae de Três de Maio, Nadir Gabe, 81 pessoas com dianóstico confirmado de TEA são atendidas na instituição.