A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul publicou edital para a apresentação de candidaturas para a ocupação da Cadeira nº 20.
Podem se inscrever escritores nascidos ou residentes em um dos municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, que tenham publicado obras em qualquer dos gêneros de literatura.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada 1º a 30 de abril de 2025, pelo e-mail admissao@alenrio.org.
“Poderá ser admitido mais de um candidato inscrito à vaga de Membro Efetivo, cada qual ocupando uma cadeira distinta, a critério da Comissão de Admissão”, ressalta Renato Pereira, presidente da entidade.
O edital com os critérios para inscrição está disponível no site da Alenrio, no endereço https://alenrio.org.br/site/category/editais/.
Sobre a Alenrio
A Academia de Letras do Noroeste do Rio grande do Sul é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, filiada à Academia Rio-grandense de Letras que tem como missão cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura regional, reunindo escritores dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os acadêmicos são chamados “imortais” e ocupam uma cadeira, seguindo a tradição da Academia Francesa, fundada em 1635. O conceito da outorga da “imortalidade” remete-se a lembrança e a valorização permanente do acadêmico no conjunto de escritores da região. Atualmente conta com 18 membros titulares.