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com ELISIANE LUDWIG

Saúde

Hospital São Vicente anuncia novo protocolo de atendimento na Emergência

Hospital São Vicente anuncia novo protocolo de atendimento na Emergência
  • 24/03/2025 - 19:54
  • Atualizado 24/03/2025 - 23:00

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) vai adotar, a partir de abril, um novo protocolo de classificação de risco na Urgência e Emergência. O anúncio foi feito pela diretora Marta Bratz, pelo diretor técnico Franklin Capaverde, pelo coordenador da unidade de emergência, Paulo Iorck e pelo coordenador de captação e marketing Claudionei Gewehr, em entrevista à Rádio Colonial no início da manhã desta segunda-feira (24/03). 

De acordo com os diretores, o objetivo é melhorar o fluxo de atendimento e garantir que os casos graves recebam prioridade. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio e de todos os municípios que têm o HSVP como referência hospitalar.

A mudança segue as diretrizes do protocolo Humaniza SUS, promovendo a classificação dos pacientes de acordo com a gravidade. Os casos menos urgentes serão orientados a buscar atendimento nas unidades básicas de saúde, desafogando o hospital e garantindo um atendimento mais eficiente para quem realmente necessita.

Segundo a diretora do HSVP, Marta Bratz, muitas vezes o hospital enfrenta um volume muito alto de pacientes classificados como "azul", ou seja, casos que poderiam ser atendidos em postos de saúde ou por convênios nos consultórios. “Essa sobrecarga impacta toda a equipe, prejudicando o atendimento daqueles que realmente precisam de assistência imediata. O que queremos é conscientizar a população sobre a importância de buscar o atendimento adequado para cada situação, garantindo que possamos salvar vidas na emergência”, explica Marta.

O diretor técnico do hospital, Franklin Bastos Capaverde, reforça que o objetivo do novo protocolo não é negar atendimento, mas sim oferecer maior qualidade e segurança aos pacientes. “Nosso fluxo de atendimento é intenso, com muitos casos graves e potencialmente graves. Precisamos garantir que esses pacientes recebam a atenção necessária, sem dividir o tempo dos médicos com casos de menor complexidade. Redirecionar esses atendimentos é uma forma de aumentar a capacidade de avaliação e cuidado para quem realmente precisa”, afirma.

Ele afirmou que não será negado atendimento a nenhum paciente, porém, como cor azul significa que não se trata de caso grave, a pessoa que procurar o hospital em dias úteis (que não seja fim de semana) pode vir a ser referenciada para uma unidade básica de saúde.

A diretora disse ainda que a comunidade pode colaborar, buscando sempre o local adequado para cada tipo de atendimento. Afirmou ainda que com organização, informação e consciência, o sistema de saúde funciona melhor para todos.

De acordo com registros de atendimento do São Vicente de 2024, pouco mais de 30% dos casos configuram realmente emergência ou urgência, ou seja, necessitam de atendimento imediato em razção da gravidade do quadro.