Horário sem programação!

Mundo

Trump anuncia tarifa de 25% sobre importações de aço e alumínio

Trump anuncia tarifa de 25% sobre importações de aço e alumínio
Vale/Reprodução
  • 10/02/2025 - 20:34

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu a promessa de impor taxas de importação de 25% sobre o aço e o alumínio que entram no país. Segundo a Casa Branca, os decretos foram assinados na noite de hoje (10/02) e entram em vigor no dia 4 de março.

Em 2024, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para os Estados Unidos, atrás apenas do Canadá. No acumulado do ano, as siderúrgicas brasileiras forneceram 4,08 milhões de toneladas de aço para o mercado americano, representando 15,5% do volume total que o país comprou de fora. De acordo com os dados do governo americano, o montante foi de cerca de US$ 3 bilhões em exportações brasileiras da commodity.

Os dados mostram que o volume de aço brasileiro importado pelos Estados Unidos cresceu 14,11% de 2023 para o último ano, o que fez o país ultrapassar o México e ocupar a segunda posição entre os principais fornecedores do produto para o mercado americano.

A produção mundial de aço bruto atingiu 1,89 bilhão de toneladas em 2023, das quais mais da metade (1,02 bilhão de toneladas) foi produzida pela China, o principal produtor mundial, conforme os últimos dados disponíveis da World Steel.

Os EUA, bem atrás, com 82 milhões de toneladas produzidas, importaram 26,4 milhões de toneladas desse metal em 2023, tornando-se o segundo maior importador do mundo, atrás da União Europeia.

As informações são do jornal O Globo.