Três partidas abriram a sexta rodada do Gauchão Superbet 2025 neste sábado (08/02). No Clássico Gre-Nal, Grêmio e Inter empataram por 1 a 1 na Arena. Mais cedo, Pelotas e Brasil-Pel não balançaram a rede e ficaram no 0 a 0 no Clássico Bra-Pel, disputado na Boca do Lobo. Já no Centenário, o Caxias venceu o São Luiz por 1 a 0.
A sexta rodada do Gauchão continua neste domingo (09/02), com a disputa de mais três jogos. Às 16h, Ypiranga e Guarany se enfrentam no Colosso da Lagoa. Mais tarde, às 19h, o Monsoon encara o Avenida no Estádio do Vale, enquanto o Juventude recebe o São José no Alfredo Jaconi.
Confira como foram os jogos deste sábado:
Grêmio 1 x 1 Inter
Na Arena, o Clássico Gre-Nal 444 foi movimentado. A primeira grande oportunidade de gol foi do Inter. Aos 16 minutos, Wanderson cruzou da direita e Wesley finalizou com perigo à esquerda do gol.
Aos 27, após reclamar com a arbitragem, o auxiliar técnico colorado Roberto Ribas recebeu cartão amarelo e, na sequência, o cartão vermelho. Consequentemente, o técnico Roger Machado teve de deixar a área técnica também. Vale destacar que, de acordo com o artigo 65 do Regulamento Geral de Competições da FGF, quando um membro da comissão técnica é expulso, o treinador também deve deixar o reservado.
A melhor chance do Grêmio foi aos 46. Villasanti serviu Pavon, que dominou na área, chutou forte e a bola passou sobre o gol. A rede balançou apenas no segundo tempo.
Aos 20, Cristaldo cobrou falta e a bola bateu no braço de Wanderson dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro Rafael Klein assinalou o pênalti. Braithwaite cobrou e abriu o placar para o Tricolor.
A resposta do Colorado veio aos 26. Alan Patrick cobrou escanteio e Fernando cabeceou para empatar.
Com a igualdade, a equipe gremista segue na liderança isolada do Grupo A, com 11 pontos, e o Internacional continua na primeira posição do Grupo B, com 14 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Pelotas na Arena. O Inter, por sua vez, enfrenta o São Luiz no 19 de Outubro.
Pelotas 0 x 0 Brasil-Pel
Após quatro anos, o Clássico Bra-Pel voltou a ser disputado pelo Campeonato Gaúcho. A primeira etapa da partida foi marcada pelo equilíbrio e por poucas chances de gol. As duas melhores oportunidades foram do Pelotas, em arremates de Venicio e Vidal, que pararam em boas intervenções do goleiro Wellington.
A paridade entre as equipes continuou no segundo tempo. Aos 22 minutos, o Lobo quase abriu o placar. Cesinha cobrou escanteio e Yuri Bigode cabeceou no travessão. No lance seguinte, foi a vez do Brasil-Pel ter a sua melhor oportunidade. Charopem entrou cara a cara com Jorge, chutou e o goleiro salvou o Áureo-Cerúleo.
Apesar da insistência dos dois times, a rede não balançou na Boca do Lobo. Com o empate, o Lobo é o terceiro colocado do Grupo B, com seis pontos. Já o Xavante está em segundo lugar do Grupo C, também com seis pontos. Na penúltima rodada, o Pelotas visita o Grêmio, enquanto o Brasil-Pel recebe o Ypiranga.
Caxias 1 x 0 São Luiz
Em duelo disputado no Centenário, o Caxias venceu o São Luiz. O único gol da partida saiu aos 35 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento na área a bola sobrou para Pedro Cuiabá apenas escorar para a rede.
Aos 51, o Rubro ficou com um a menos. Bruno Jesus cometeu falta em Richard e recebeu cartão amarelo. Após revisão do VAR, o árbitro Vagner Echevarria expulsou o jogador.
O Grená voltou a balançar as redes logo no primeiro minuto do segundo tempo. Nicholas deu passe para Richard, que deslocou do goleiro e marcou. Porém, em nova intervenção do VAR, o gol foi anulado por conta de um desvio no braço de Nicholas. Aos nove, a equipe de Ijuí teve mais um jogador expulso. Anderson Recife cometeu uma falta em Gabriel Lima. O árbitro de vídeo foi acionado pela terceira vez e, depois de revisar o lance, Vagner Echevarria aplicou o cartão vermelho.
Aos 52, foi a vez do Caxias ficar com um a menos. Zanelatto fez falta em Maicon Aquino e foi expulso.
Com a vitória, o Grená segue na segunda colocação do Grupo B, com 12 pontos. O Rubro está em terceiro lugar no Grupo C, com seis pontos. Na próxima rodada, o Caxias enfrenta o Guarany, no Estrela D´Alva, e o São Luiz encara o Inter, no 19 de Outubro.
Por Leonardo Fister, com colaboração de Lucas Freitas - Federação Gaúcha de Futebol