Quatro jogos abriram a quinta rodada do Gauchão Superbet 2025 nesta quarta-feira (05/02). Jogando nos Eucaliptos, o Caxias venceu o Avenida por 1 a 0. No Beira-Rio, o Inter bateu o Brasil-Pel por 3 a 0 e segue na liderança do Grupo B. Já no Alfredo Jaconi, o Juventude superou o Grêmio por 2 a 0 e manteve a primeira posição do Grupo C. O único empate do dia foi no 19 de Outubro, onde São Luiz e Pelotas ficaram no 1 a 1.
A quinta rodada do Estadual continua nesta quinta-feira (06), com mais dois jogos. Às 19h, São José e Ypiranga se enfrentam no Francisco Novelletto. Mais tarde, às 21h30, Monsoon e Guarany jogam no Estádio do Vale.
Avenida 0 x 1 Caxias
Em duelo disputado nos Eucaliptos, o Caxias venceu o Avenida. O gol da vitória saiu logo aos três minutos do primeiro tempo. Richard recebeu passe de Gabriel Lima e bateu cruzado na saída do goleiro Rodrigo Mamá. No primeiro momento, o impedimento foi assinalado. Mas após revisão do VAR, o árbitro Anderson Daronco validou o gol. Aos 29, uma queda de luz em uma torre de iluminação do estádio fez com que o jogo fosse paralisado por 10 minutos. Na segunda etapa, o Grená ficou com um jogador a menos. Aos 21, Kelvyn derrubou Bustamante em lance próximo à área. Após revisão do VAR, o atleta da equipe caxiense foi expulso. Mesmo em desvantagem numérica, os visitantes mantiveram o resultado. Com a vitória, o Grená ocupa a segunda colocação do Grupo B, com nove pontos. O Periquito está na quarta posição do Grupo A, com um ponto. Na próxima rodada, o Avenida visita o Monsoon, enquanto o Caxias encara o São Luiz no Centenário.
Inter 3 x 0 Brasil-Pel
No Beira-Rio, o VAR foi acionado duas vezes ao longo da primeira etapa. Nas duas ocasiões foram checadas possíveis penalidades, uma para o Brasil-Pel e outra para o Inter. Mas em ambos os lances, o árbitro Roger Goulart manteve a decisão do campo e não marcou as infrações. A rede só foi balançar no último lance do primeiro tempo. Aos 50 minutos, Wanderson cobrou escanteio e Rogel cabeceou para abrir o placar. Na etapa final, o Colorado ampliou a vantagem. Aos dois, Vitinho aproveitou uma sobra na entrada da área e chutou no canto de Wellington para anotar o segundo. O Xavante tentou descontar aos 10. Juliano Fabro cobrou falta da esquerda, João Victor cabeceou e Anthoni espalmou. No rebote, Alan Bald cutucou para as redes. Porém, após revisão do VAR, o impedimento foi assinalado. O Internacional respondeu aos 18. Pablo avançou pela esquerda e deu assistência para Enner Valencia arrematar e fechar o placar. O Colorado segue na liderança isolada do Grupo B, com 13 pontos. Já o Brasil-Pel está em terceiro lugar do Grupo C, com cinco pontos. Na sexta rodada, as duas equipes têm clássicos pela frente. O Inter vai à Arena enfrentar o Grêmio e o Xavante encara o Pelotas na Boca do Lobo.
Juventude 2 x 0 Grêmio
O duelo entre os dois últimos finalistas do Gauchão foi equilibrado na primeira etapa. O Juventude chegou a balançar a rede aos 14 minutos. Ênio serviu Petterson que finalizou para o gol. Porém a arbitragem assinalou impedimento do atacante. O Grêmio respondeu no lance seguinte. Arezo recebeu na área, chutou forte e Gustavo espalmou. No rebote, Monsalve mandou com perigo à esquerda da meta. Os gols saíram apenas no segundo tempo. Aos 31, Batalla aproveitou uma sobra na área para chutar forte e abrir o placar para o Papo. Cinco minutos depois, Jean Carlos cobrou falta de longa distância e anotou o segundo, fechando o marcador no Alfredo Jaconi. Com a vitória, o Juventude segue na liderança do Grupo C, com 12 pontos. Já o Tricolor continua na primeira posição do Grupo A, com dez pontos. Na próxima rodada, o Papo recebe o São José. O Grêmio, por sua vez, tem o Clássico Gre-Nal na Arena.
São Luiz 1 x 1 Pelotas
O Pelotas abriu o placar no 19 de Outubro. Aos seis minutos, Iury Bigode recebeu cruzamento e desviou para as redes. O empate do São Luiz veio aos 41 da segunda etapa. Após boa triangulação, Bruno Jesus encontrou Maicon Aquino, que apenas escorou para o gol, deixando tudo igual. Aos 52, Cesinha chegou a marcar para o Lobo, mas a arbitragem assinalou impedimento. Com o resultado, o Rubro é o vice-líder do Grupo C, com seis pontos. O Áureo-Cerúleo está na terceira posição do Grupo B, com cinco pontos. Na próxima rodada, o São Luiz visita o Caxias, enquanto o Pelotas tem pela frente o Clássico Bra-Pel, na Boca do Lobo.
Por Leonardo Fister, com colaboração de Lucas Freitas - Federação Gaúcha de Futebol