A 12ª Abertura Oficial da Colheita de Milho do RS, realizada na manhã desta quinta-feira (23/01) na Granja Busnello, em Paulo Bento, região do Alto Uruguai reuniu centenas de produtores, lideranças estaduais e regionais. O evento contou com a participação do governador Eduardo Leite, do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, do presidente da Assembleia Legislativa, Paparico Bacchi, do presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, dos diretores Técnico e Administrativo, Claudinei Baldissera e Alexandre Durans, deputados, representantes de entidades e lideranças.
O evento também foi marcado pelas palestras técnicas do economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, e do pesquisador da Embrapa Trigo Giovani Faé.
A importância da cultura do milho e a expectativa de uma boa safra foi destacada pelas lideranças. Para o presidente da Emater/RS, a cultura do milho é uma cultura estratégica porque antecipa a janela de plantio e permite a muitos produtores realizarem a segunda safra. Também é importante para o sistema de rotação de culturas.
- Precisamos cada vez mais estimular para que nossos produtores possam produzir milho buscando produtividade e rentabilidade. No Estado, são cultivados mais de 750 mil hectares de milho com a finalidade de grãos e outros 350 mil hectares para produção de silagem - observou.
Já a importância da irrigação foi destacada pelo secretário Khun, por meio do Programa de Irrigação do Estado, que incentiva o produtor a adotar o sistema. A iniciativa destina, diretamente ao produtor rural, 20% do valor do projeto, limitado a R$ 100 mil, para a instalação ou ampliação de sistemas.
- O milho é uma das culturas que melhor responde ao uso da irrigação, com possibilidade dos rendimentos serem 60% a 80% maiores quando comparado a lavouras sem utilização de irrigação. O Programa de Irrigação está aberto e o governo tem incentivado financeiramente o produtor rural para que ele faça projetos em sua propriedade e tenha a garantia de produtividade, principalmente em períodos de estiagens - garantiu o secretário.
O governador destacou a persistência do povo gaúcho. ÂÂMais do que buscar conexão com o agro, nosso governo age na prática para auxiliar os homens e mulheres do campo, a quem devemos toda nossa gratidão por suas persistência e resistência em produzir e impulsionar o desenvolvimento do Estado. Esta colheita é mais um emocionante exemplo da força que vem do campoÂÂ, afirmou Leite.
O consumo de milho no Estado é da ordem de 6,6 milhões de toneladas, apresentando um déficit médio de 1,5 milhão de toneladas por ano, em anos normais sem estiagem. Com as recorrentes estiagens dos últimos quatro anos, este déficit saltou para 3 a 4 milhões de toneladas.
O presidente do Sindicato Rural de Erechim, Allan Tormen, também agradeceu as parcerias do município e região para sediar o evento. O produtor Delcionar Busnello também enfatizou a importância da Granja Busnello sediar um evento tão grande e com a participação de centenas de produtores, do governo e de lideranças.
- Para minha família este é um momento muito importante e vai ficar marcado na nossa história e na região - afirmou. A Granja Busnello tem 600 hectares de área cultivada, com lavouras de soja e milho.
A abertura da colheita foi uma realização do Sindicato Rural de Erechim, Granja Busnello e Apromilho, com apoio da Farsul, Abramilho, Sistema Ocergs, Emater/RS-Ascar e Governo do Estado, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
Por Terezinha Mariza Vilk - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim