Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Geral

Deslizamentos em MG deixam pelo menos 10 mortos

Deslizamentos em MG deixam pelo menos 10 mortos
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
  • 12/01/2025 - 21:25
  • Atualizado 12/01/2025 - 21:32

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, neste domingo (12/01), que pelo menos dez pessoas morreram na Região do Vale do Aço, vítimas de deslizamentos ocorridos após um temporal registrado na última madrugada. De acordo com o corpo de bombeiros, até o momento, 9 mortes foram confirmadas em Ipatinga, e uma morte foi confirmada em Santana do Paraíso, cidade a uma hora de Ipatinga. Ainda há uma pessoa desaparecida entre os escombros em Ipatinga.

A prefeitura da cidade anunciou um decreto de calamidade pública após chuvas intensas que provocaram um volume de 80 milímetros de chuva, registrado em menos de uma hora.  A intensidade do temporal está entre as causas, segundo a administração municipal, para os deslizamentos de terra e alagamentos. As equipes de defesa civil trabalham para localizar possíveis vítimas soterradas.

O prefeito Gustavo Nunes disse que a cidade vive um cenário de guerra. Segundo o prefeito, além do temporal de ontem, o fato de ter chovido há dias na cidade deixou a terra encharcada e potencializou os deslizamentos de terra. No Bairro Bethânia, que teve seis mortes, choveu 204 mm ao longo da madrugada.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em postagem no X, anunciou que irá para a cidade nesta segunda (13/01) e pediu aos moradores que procurassem locais seguros.