Horário sem programação!

Política

Prefeitura de Três de Maio tem novo organograma das secretarias

Prefeitura de Três de Maio tem novo organograma das secretarias
  • 06/01/2025 - 21:04
  • Atualizado 06/01/2025 - 22:51

A prefeitura de Três de Maio tem um novo organograma das secretarias municipais para o segundo mandato do prefeito Marcos Corso (PP). Foram criadas as pastas do Esporte, Lazer e Juventude, da Cultura e Turismo, da Gestão Urbana e Meio Ambiente e da Gestão Estratégica e Inovação. Também houve a extinção da Secretaria de Obras e a unificação das pastas da Fazenda e Planejamento. Já a secretaria de Políticas da Mulher passa a incluir Direitos Humanos. Os projetos de lei que modificaram a estrutura organizacional da Administração Direta do Executivo foram aprovados pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2024.

Conforme a justificativa da proposta, a alteração foi motivada pelo atual cenário que demanda aos municípios a adoção de práticas de gestão mais ágeis, eficientes e inovadoras, capazes de responder às crescentes exigências da sociedade.

Sobre a nova Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (SGEI), a justificativa é que a criação dela representa um marco na modernização da administração pública municipal, alinhando o município às melhores práticas de gestão, inovação e às tendências globais de cidades inteligentes. Afirma ainda que a nova pasta nasce da necessidade de responder aos desafios crescentes enfrentados pelos governos locais, como o aumento da complexidade das demandas sociais, o avanço acelerado da tecnologia e a pressão por maior eficiência e transparência no uso dos recursos públicos.

A SGEI será fundamental, de acordo com o texto encaminhado à Câmara, para promover políticas públicas que não apenas atendam às expectativas da população, mas também gerem impacto positivo e sustentável. Essa nova estrutura permitirá que as ações governamentais sejam mais coordenadas, otimizando recursos e fortalecendo a governança municipal.

Quanto a Secretaria do Esporte, a gestão municipal justifica que o esporte e o lazer são ferramentas comprovadas para melhorar a saúde física e mental da população. Ao fomentar atividades esportivas e recreativas, afirma que a secretaria contribui para a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis e que a inclusão da juventude nesse contexto reforça a importância de práticas preventivas desde cedo.

Sobre a Secretaria da Cultura e Turismo, a justificativa é que a pasta vai assegurar a preservação e valorização das tradições locais, festas, manifestações artísticas e saberes populares. A gestão integrada entre cultura e turismo pode transformar o patrimônio cultural em um atrativo turístico sustentável, garantindo sua manutenção para as gerações futuras.

Desta forma, explica que uma secretaria voltada para a integração da cultura e do turismo pode potencializar a economia local, promovendo o turismo cultural, o ecoturismo em áreas naturais com apelo cultural e Incentivar empreendimentos culturais e turísticos, como artesanato, gastronomia típica e eventos culturais, estimulando o pequeno e médio empreendedorismo.

O prefeito Corso deve definir e anunciar o nome dos secretários para o segundo mandato ao longo de janeiro.