Os moradores de Alegria acompanham diariamente a evolução das obras do acesso ao município pela ERS-520. A pavimentação, que abrange seis quilômetros, representa um investimento de R$ 11,4 milhões com recursos do Tesouro do Estado.
Os serviços são executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). A terraplenagem está praticamente concluída ao longo de toda a extensão, e a sub-base em andamento em quatro quilômetros do percurso que leva a Inhacorá, município vizinho.
“A pavimentação do acesso a Alegria é fundamental para fomentar o desenvolvimento econômico local, facilitando o transporte de produtos e melhorando a qualidade de vida dos moradores", enfatiza o secretário da Selt, Juvir Costella. "Este é mais um exemplo do nosso compromisso em concluir os acessos municipais em todo o estado, o que qualificará a infraestrutura e tornará o Rio Grande do Sul mais competitivo”, complementa.
A entrega da obra está prevista para o segundo semestre de 2025. Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o cronograma está sendo cumprido dentro do esperado. “Estamos empenhados em assegurar que cada etapa do projeto seja realizada com qualidade, proporcionando uma via segura e duradoura para a população de Alegria”, ressalta.
O casal João Antônio e Maria Odila Taborda também compartilha o entusiasmo com o progresso da obra. Otimistas, eles construíram uma casa às margens da ERS-520, em Inhacorá. “Ficará muito melhor para transportar os grãos. Antes, os atoleiros em dias de chuva complicavam muito”, lembra o agricultor.
Maria Odila, psicopedagoga, vê a conclusão da obra como um sonho se tornando realidade. “É um ganho para a autoestima da população. Estamos confiantes de que essa nova infraestrutura trará grandes benefícios para todos nós”, afirma.