Horário sem programação!

Geral

Colonial passa a retransmitir notícias e jogos pela Rede Pampa/Grenal

Colonial passa a retransmitir notícias e jogos pela Rede Pampa/Grenal
  • 15/11/2024 - 17:20
  • Atualizado 15/11/2024 - 17:21

A partir deste sábado (16/11) a Rádio Colonial de Três de Maio, FM 94, passa a integrar a Rede Pampa, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil e o único 100% gaúcho, com mais de 50 anos de existência. A emissora vai levar ao ar os noticiários da Rádio Pampa e às transmissões dos jogos de Grêmio e Internacional da Rádio Gre-nal, a qual pertence ao grupo.

A programação da Colonial segue dedicada à cobertura dos fatos em Três de Maio e região, e, ao mesmo tempo conectada, aos acontecimentos do estado, país e mundo, agora, integrando a Rede Pampa. 

Durante vários anos, a Colonial foi afiliada da Rede Gaúcha de Porto Alegre, mas a parceria chegou ao fim nesta sexta-feira (15/11), último dia de retransmissão de noticiários e jogos de futebol da Gaúcha.

Sobre a Rede Pampa

A história da Rede Pampa se confunde com a história de vida de seu fundador, Otavio Gadret, um apaixonado por comunicação que começou a trabalhar no meio da radiodifusão como locutor mirim aos 11 anos, em 1958, tendo passado pelas principais emissoras de rádio, à época.

Aos 18 anos, Gadret criou sua primeira empresa, a Real Propaganda, passando a vender publicidade para todas as emissoras de Rádio de Porto Alegre.

Em 1970, aos 23 anos, reuniu economias para adquirir sua primeira emissora, a Rádio Caiçara, focando sua atividade publicitária exclusivamente para sua própria emissora, então com meio quilowatt de potência, levando-a, em pouco menos de 2 anos, do 11º ao 1º lugar na pesquisa Ibope, sob o slogan “Na Caiçara, a música não para”.

Na sequência, Gadret adquiriu outras emissoras: a Rádio Pampa (em 1972), a Rádio Eldorado (1974) e a Rádio Universal (1977).

Nos anos 70, a Rede Pampa já possuía uma rede de rádios bem sucedida e o caminho natural de um grupo de radiodifusão seria ter uma emissora de televisão.

Em 6 de outubro de 1977, o grupo empresarial venceu licitação pública do Ministério das Comunicações para um canal de televisão em Porto Alegre, o canal 4. Nesta época, a empresa construiu sua nova sede, própria, nas instalações onde transmite até hoje seus veículos, no Morro Alto Teresópolis, deixando a antiga sede do Bairro Santa Tereza, na coronel Correa Lima.

Com um altíssimo investimento em capital humano e em equipamentos de última geração, iniciaram as transmissões em TV oficialmente em 14 de julho de 1980, com a inauguração da TV Pampa de Porto Alegre, o quarto canal de televisão que surgia na capital gaúcha. Nascia a Rede Pampa de Comunicação.

A partir daí, nas décadas seguintes, diversas emissoras de rádio e de televisão foram implantadas pela Rede Pampa.

Nos anos 80 e 90, as comunidades do interior do Rio Grande do Sul pleiteavam a presença da TV Pampa também no interior do Estado, quando a TV Pampa implantou mais 3 geradoras de televisão em Santa Maria, Pelotas e Carazinho, além de mais de 100 repetidoras de TV por todo o estado.

Em 2001 a Rede Pampa lançou o Jornal O Sul, o primeiro jornal totalmente a cores do Rio Grande do Sul, em um projeto arrojado que logo conquistou todos os gaúchos. Em 2015 e acompanhando a evolução tecnológica atual, o Jornal O Sul migrou para internet, podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo de forma digital de maneira rápida e prática.

Paralelamente a estas conquistas, a Rede Pampa lançou outras emissoras de rádios voltadas aos mais variados segmentos de público. São, hoje, 18 emissoras de Rádio, possuindo, ainda, a única rede de rádios FM do litoral do Rio Grande do Sul, a Rede Praia FM.

Por Alexanndre de Souza - Rádio Colonial