A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul fará com que a quinta-feira (24/10) seja marcada por chuva acompanhada por fortes rajadas de vento.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta à população para chuva e vento forte com descargas elétricas e eventual queda de granizo. Em situação de emergência, as pessoas devem ligar para 190 ou 193.
A Defesa Civil recomenda que caso seja surpreendido pelo tempo severo, o melhor é buscar abrigo. Se estiver em casa, fechar bem portas e janelas. Durante os temporais, também é bom tirar da tomada os eletroeletrônicos. Além disso, não se deve esquecer de abrigar os animais e mantê-los em segurança.
O Estado também está sob dois alertas de tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O que é um ciclone extratropical?
É uma região na atmosfera, fora da região tropical do globo terrestre, onde a pressão atmosférica fica muito baixa, em várias altitudes, e ocorre um movimento de ventos circular, no sentido horário (mesmo sentido dos ponteiros de um relógio analógico).
Quanto mais baixa a pressão do ar, mais intenso será o movimento do ar de baixo para cima nas proximidades daquela região onde está o centro de baixa pressão. Isto significa que fica mais fácil a formação das nuvens cumulonimbus, que têm potencial para provocar temporais.
Além disso, quando a pressão do ar cai muito em uma região, aumenta a diferença com a pressão do ar em regiões próximas do centro de baixa. Quanto maior esta diferença, quanto maior este contraste, maior será a velocidade dos ventos.
Ciclones extratropicais são sistemas meteorológicos bastante comuns no Uruguai, no norte e leste da Argentina e no Rio Grande do Sul. Podem se formar sobre esta parte da América do Sul, mas também podem vir acompanhando frentes frias vindas da Antártica.