A Rádio Colonial promoveu debate entre os candidatos a prefeito de Três de Maio nesta quinta-feira (03/10). Participaram do programa os três candidatos: Altair Copatti da coligação “Três de Maio para Todos”, formada pelo MDB e a federação Brasil da Esperança (PT/PC do B e PV); Juarez da Silva da coligação “Pra Frente Três de Maio” (PSD/PDT/PSB); e, Marcos Corso da coligação “Nossa Gente, Nosso Futuro (PP/União/Republicanos/PL) e apoio do Partido Novo. O encontro teve a mediação do jornalista Alexandre de Souza.
O debate teve início por volta das 08h10 e encerrou próximo das 10h30min.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Três de Maio, advogada Laura Irber Redel, participou do debate como convidada especial na condição de observadora institucional.
No primeiro bloco, os candidatos tiveram um minuto e trinta segundos para os cumprimentos iniciais. A ordem foi definida por sorteio que será realizado ao vivo.
Na sequência, cada candidato apresentou as propostas para um tema específico que também foi sorteado, no tempo de dois minutos. Cada candidato indicou o nome de outro participante para comentar a resposta no tempo de um minuto.
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si com temática livre. A dinâmica contou com pergunta, resposta, réplica e tréplica. Todos perguntaram para todos, de acordo com sorteio.
Após este bloco, houve um intervalo de cinco minutos, quando os candidatos retornaram para as respectivas salas onde estavam seus assessores.
No terceiro bloco os candidatos debateram temas livres, de forma democrática e respeitosa, durante quatro minutos. Cada candidato teve um minuto para cada exposição verbal, de forma alternada, para garantir a igualdade de tempo entre os debatedores.
Assim como no primeiro bloco, no quarto foi sorteado um tema específico para cada candidato apresentar suas propostas, no tempo de dois minutos. Da mesma forma, cada candidato escolheu outro participante para comentar as propostas apresentadas.
Depois deste bloco houve segundo e último intervalo.
No quinto bloco, os candidatos voltaram a debater temas livres durante quatro minutos, na ordem inversa a do 3º bloco. Cada candidato teve, novamente, um minuto para cada exposição verbal, de forma alternada, para garantir a igualdade de tempo entre os debatedores.
Após, os candidatos fizeram suas considerações finais, de acordo com sorteio realizado ao vivo.