Associados da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), acompanhados de seus familiares, reuniram-se em Três de Maio no último dia 3 para celebrar os 28 anos de história da entidade.
Tendo por local a AABB, o evento celebrou as conquistas da cooperativa. A presidente, Izabel Cristina Dalemolle, destacou que há 28 anos eram 28 associados, e hoje são mais de 200. “Integravam a Unitec oito agrônomos, e hoje são mais de 27; oito veterinários, e hoje são mais de 35; seis técnicos agrícolas, e hoje são mais de 25; seis inseminadores, e hoje são mais de 17. E a cooperativa também tinha apenas uma associada, e hoje são mais de 72”, revela.
Ela ressaltou que ao longo da trajetória outros profissionais foram sendo associados, expandindo os serviços para novas áreas de atuação, como administrador de empresas, administrador rural, advogado, artesão, biólogo, designer, contador, economista doméstico, enfermeiro, engenheiro químico, engenheiro de alimentos, engenheiro florestal, engenheiro hídrico, engenheiro de produção, jornalista, nutricionista, pedagogo, psicólogo, técnico em agronegócio, técnico em alimentos, técnico em adestramento, técnico contábil, técnico em enfermagem, técnico em eletrônica, técnico em informática, técnico em metalúrgica e soldagem, tecnólogo em gestão de marketing, turismólogo e zootecnista.
Izabel também afirmou que um marco na história da Unitec ocorreu em 2020, quando foram definidas novas estratégias de negócios, o que possibilitou ampliar os horizontes nas áreas de atuação. E, para fortalecer o propósito da cooperativa, definiu-se como missão ‘Impulsionar pessoas e negócios, com soluções de qualidade, cooperação e profissionalismo’, e como visão ‘Ser cooperativa reconhecida por inspirar o desenvolvimento de forma sustentável.’
Ao longo do tempo foram sendo construídas parcerias, atendendo pessoas físicas, empresas, cooperativas, Sescoop, Senar, instituições públicas, financeiras, de ensino e de pesquisa. E, hoje, a Unitec atua em todo o Brasil nas modalidades presencial, on-line e à distância, nas áreas de agricultura, máquinas e equipamentos, agroindústria e alimentação, pecuária, artesanato, meio ambiente, turismo, administração, educação, saúde e segurança do trabalho.
“Estamos construindo uma história guiada nos princípios do cooperativismo. A frase ‘O próximo grande salto evolutivo da humanidade será perceber que cooperar é melhor que competir’, de Pietro Ubaldi, resume a forma como estamos trabalhando na Unitec”, complementou.
A noite festiva também foi marcada por homenagens. Sete profissionais completam 25 anos de associação e foram agraciados com um relógio: Bruno Luiz Wachter, Celso Prevedello, Marcos Haerter, Miguel Stahl, Orlando Luiz Maciel Bohrer, Rosecler Reisdorfer Lang e Sandra Simoni Callegaro Hatje. E os sete profissionais que completam 20 anos de associação foram presenteados com uma bomba de chimarrão: Alexandre Althaus, Carmen da Silva Cardozo, Elemar Pizoni, Marcia de Souza Centeno, Moisés Correa, Pedro Gabert Pereira e Sonja de Castro Boechat.
Por Jaqueline Peripolli - Assessoria de comunicação Unitec