A Câmara de Vereadores de Três de Maio prestou uma homenagem ao bicentenário da imigração alemã antes da sessão ordinária desta segunda-feira (10/06). O ato solene contou com a presença do prefeito Marcos Corso, do presidente da Câmara Delmar Mébius e da diretoria da Associação Cultural Alemã de Três de Maio.
A homenagem foi proposta pelo vereador Antonio de Oliveira (PP), e aprovada por unanimidade.
Os imigrantes alemães contribuíram imensamente para o desenvolvimento do Brasil, seja nas áreas da agricultura, indústria, educação ou ciência. O documento também aponta que eles trouxeram técnicas avançadas de cultivo, introduzindo novas culturas e impulsionando a produção agrícola. Além disso, registra o requerimento, a herança cultural alemã influenciou a arquitetura, música, culinária e política, entre outras contribuições.
Conforme Oliveira, em 25 de julho de 1824 que a primeira leva com 39 imigrantes de língua alemã chegou à Província de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, marcando a fundação da então colônia (hoje município) de São Leopoldo. A partir daí, o Rio Grande do Sul e o Brasil receberam levas numerosas de imigrantes que trouxeram consigo valores, conhecimentos e tradições que enriqueceram o país.
O vereador disse que, aatualmente, estima-se que no Brasil vivam cerca de 5 milhões de descendentes alemães, sendo que a maioria deles reside na região Sul do país.
Em Três de Maio as primeiras famílias de origem germânica chegaram em 1915, sendo que a presença da etnia contribuiu de maneira significativa para a formação de diversos usos e costumes, influenciando na gastronomia local, na agricultura, religião, música, dança, educação, empreendedorismo, indústria, cooperativismo e tantos outros setores importantes para o desenvolvimento do nosso Município. Por isso, a Moção de homenagem se torna oportuna e merecida.
A diretor de Cultura da Associação Cultural Alemã de Três de Maio, Flávio Magedanz, apresentou fatos históricos que a chegada dos alemães ao nosso país, até a influência do povo germânico nos dias atuais.
Conforme Magedanz, o alemão é o segundo idioma mais falado hoje no Brasil. Para o diretor de Cultura, a etnia alemã contribuiu de forma extraordinária para a educação, religião, culinária, cultura, hábitos e tradições em nosso país, estado e, especialmente, em nosso município, cuja população grande parte é formada por descendentes alemães.
Em Três de Maio, a Associação Cultural está em atividades desde 5 de agosto de 2009; o grupo de danças – Tanzzgruppe Maiblume, em 7 de março de 2010 e o Sonnenschein Chor, fundado em 20 de fevereiro de 2012, e são entidades que reúnem um grande número de imigrantes alemães que contribuem significativamente para os mais diversos setores em nosso município. Flávio finalizou sua fala com a frase do filósofo Kierkegaard: "a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para frente".
A Moção de Homenagem foi entregue ao presidente da Associação Cultural Alemã, Marcos Ricardo Schulz.