O aeroporto internacional Salgado Filho em Porto Alegre, que completou hoje (03/06) 30 dias de operações suspensas em razão do alagamento do terminal, deve reabrir somente em dezembro. A previsão foi divulgada pelo ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, após vistoria preliminar realizada na estrutura do aeroporto com a participação de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Fraport Brasil, empresa concessionária.
Pimenta explicou que a confirmação dessa previsão de reabertura depende da conclusão da análise da pista de pousos e decolagens, em julho.
A Fraport Brasil confirmou, em nota, que, nesta segunda-feira (03/06), foram iniciados os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo, desde a compactação até a pavimentação, para que tecnicamente seja possível afirmar quais os impactos causados pelo acúmulo de água durante as últimas semanas. “Esse período de testes tem previsão de durar aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas. Estima-se que no início de julho seja possível detalhar as necessidades de intervenções na pista”, prevê a Fraport Brasil.
Durante a avaliação, foi constatado que, além da recuperação da posta, será necessário reparar a rede elétrica. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o asfalto da pista está esfarelando.
Em relação aos equipamentos danificados, a Fraport afirma que ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados.
A Fraport Brasil iniciou o processo de limpeza da pista do Salgado Filho. A empresa explica que a limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos.