O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30/04) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. O comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.
Alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, explica o Inmet. Pelo aviso, as áreas afetadas são o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental rio-grandense, a região metropolitana de Porto Alegre e sul catarinense.
O instituto também emitiu um alerta de perigo de tempestade para as mesmas regiões que vale até quinta-feira (02/05). De acordo com o aviso, estão previstas ocorrências de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia; ventos intensos, entre 60-100 km/h; e queda de granizo. O Inmet alerta ainda que existem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.
O Inmet divulgou também a previsão do tempo para até o dia 6 de maio. Há o indicativo de grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país.
“A semana se inicia com tempestade devido uma área de baixa pressão atmosférica que deve favorecer a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, informou.
A Prefeitura de Três de Maio e a Defesa Civil do município também divulgaram nas redes sociais alerta de chuvas intensas nos próximos dias
"O Governo Municipal de Três de Maio orienta para que os munícipes que moram perto de rios, riachos ou arroios fiquem atentos pois há o alerta de alagamentos em áreas que podem sofrer o acúmulo excessivo de água durante este período", diz o comunicado oficial.
A nota explica ainda que em caso de Emergência as pessoas afetadas pela chuvarada devem entrar em contato com a Defesa Civil de Três de Maio – (55) 9 9706-0456, o Corpo de Bombeiros – 193 ou o SAMU – 192.