Três de Maio registrou, nesta terça-feira (26/03) a primeira morte por dengue em 2024. O óbito foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A vítima é um homem de 71 anos. O paciente tinha doença pré-existente e faleceu no dia 20 de março.
A secretaria também confirmou a morte em decorrência da dengue de uma mulher de 37 anos, moradora de Porto Alegre. Ela não tinha comorbidades e faleceu em 19 de março. Com este óbitos, o RS chega a 42 vítimas da doença neste ano.
Três de Maio está no nível 3 de resposta do Plano de Contingência de Arboviroses (que vai de 0 a 3). Isso significa intensificar ações previstas pela Vigilância em Saúde e rede de atendimento do município, como a atenção primária, urgências e emergências, assistência hospitalar e laboratorial.
Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial
Situação de emergência no RS
Até agora, são 32,9 mil casos confirmados da doença no estado apenas este ano. No mesmo período, em 2023, o Rio Grande do Sul somava 6 mil casos de dengue.
Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% do total.
O governo do RS, dada a realidade epidemiológica, decretou situação de emergência no dia 12 de março.