A partir de 25 de março os trabalhadores da unidade da AGCO de Santa Rosa terão o contrato de trabalho suspenso no chamado layoff, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do município. A proposta foi aprovada em assembleia da categoria realizada nesta segunda-feira (11/03).
Conforme o sindicato, o acordo deverá vigorar inicialmente por no mínimo dois meses, podendo se estender por três meses no máximo.
O layoff vai evitar a demissão de 354 trabalhadores da unidade e garantir direitos, como pagamento do 13º salário, depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e isenção de Imposto de Renda.
Os trabalhadores da John Deere em Horizontina já haviam aprovado o mesmo tipo de acordo.
As fabricantes de máquinas e implementos agrícolas decidiram suspender as atividades e alegam que a medida é necessária para ajustar a produção à atual demanda do mercado em razão da queda nas vendas.
O consultor Carlos Cogo, que acompanha o segmento de máquinas agrícolas há décadas, calcula que as vendas de tratores vão cair 5% em 2024, para 51,5 mil unidades, o que, caso se confirme, será o segundo ano consecutivo de recuo das vendas — em 2023, a queda foi de 8%.
No caso de colheitadeiras, a estimativa é de retração de 6% no ano que vem, para 7,4 mil unidades. Em 2023, a queda foi de 10%. Ainda que se preveja retração no segmento, as vendas estão acima da média dos últimos dez anos.
O cenário é consequência de uma série de fatores, com o mais importante sendo a expectativa de baixa nos preços da soja pelo terceiro ano consecutivo.
Acredita-se que haverá recuperação dos negócios no segundo semestre, com o provável declínio dos juros dos financiamentos no Plano Safra 2024/25.
Postado por Alexandre de Souza - Rádio Colonial