A Rádio Colonial entrevistou nesta terça-feira (27/02) o vereador Getúlio de Vargas (Republicanos) de Santa Maria, autor da lei do sossego público, que está em vigor há dois anos na cidade universitária. Nascido em Três de Maio, o vereador e delegado da Polícia Federal aposentado disse que a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, durante todos os dias da semana, entre meia-noite e 7 passou a valer em vigor desde fevereiro de 2023. Os primeiros quatro meses foram de adaptação e de ações educativas.
Conforme levantamento do jornal Diário, em um ano de funcionamento os órgãos de ficalização em Santa Maria já receberam mais de 100 denúncias e 116 pessoas foram multadas.
Segundo Vargas, o objetivo não é arrecadar com a aplicação de multas, mas mudar a mentalidade das pessoas. Ele contou que no início a proposta foi vista com certa desconfiança e recebeu muitas críticas, principalmente dos jovens. Ele afirma, porém, que com o passar do tempo a lei vem sendo melhor compreendida por toda a socidade santa-mariense.
- Santa Maria é uma cidade que recebe estudantes de todo o Brasil. Eu também fui jovem e sei que eles querem se divertir. Mas é preciso regras até para garantir a segurança dos moradores.
De acordo com a reportagem do Diário, as multas começaram a ser aplicadas em junho do ano passado. Os valores aumentam conforme reincidência, vão de R$ 217 até R$ 8,7 mil. Durante a autuação, também é feita a apreensão das bebidas (abertas ou fechadas) que estejam no local de consumo.
Getúlio de Vargas se colocou a disposição dos vereadores de Três de Maio caso aja interesse deles em conhecer a lei.
- Três de Maio é uma cidade menor, mas que também já tem seus problemas. É possível adptar a lei para o tamanho de cada cidade. Até mesmo Porto Alegre já está neste caminho também - explicou.
O que não é permitido
O que é permitido