Os moradores da região interessados em fazer uma viagem no tempo para conhecer a história da agricultura brasileira tem uma oportunidade a mais para visitar o Memorial da Evolução Agrícola em Horizontina na noite desta sexta-feira (26/01). A iniciativa marca o início de uma série de atividades noturnas que o MEA irá promover ao longo do ano.
O “Noite no MEA” busca trazer para a região a prática já consagrada de receber visitantes no horário noturno, a exemplo do que acontece em cidades como Porto Alegre e São Paulo.
O evento vai oferecer também atividades circenses, recreação, apresentações artísticas, projeção da avifauna do Noroeste gaúcho, teatro, contação de histórias e oficina de gastronomia.
O objetivo é ampliar o acesso da população a atividades culturais, educativas e de lazer, oferecendo atrações até às 22 horas. Cada noite especial terá como tema uma data importante relacionada à agricultura, arte, educação e preservação dos recursos naturais.
Para abrir a agenda de 2024, a data escolhida foi o Dia Mundial da Educação Ambiental, instituída na década de 1970 pelas Nações Unidas para fomentar uma maior conscientização sobre o tema.
Na "Noite no MEA" todas as ações são gratuitas, não precisam de agendamento e possuem classificação livre - ou seja, são para toda a família.
Confira abaixo a programação:
Noite no MEA - Dia Mundial da Educação Ambiental
Data: 26/01/2024 - Sexta-feira.
Horário: das 18h às 22h.
Local: Memorial de Evolução Agrícola. Rua Duque de Caxias, 335. Centro - Horizontina.
Atividades gratuitas. Classificação livre.
Não é necessário agendamento. Estacionamento exclusivo para visantes.
ÁREA INTERNA MEA
Performance artística “O corpo d’água’’
Espetáculo inédito realizado pelos artistas de Horizontina em parceria com a equipe do MEA.
Horário: a partir das 18h.
Criação e direção artística: Daiana Hartmann.
Com: Natalia Strapasson (Horizontina).
Oficina ‘’Degustar e Nutrir’’
Apresentação de pratos com plantas que usualmente não são usadas na culinária tradicional.
Horário: das 18h às 20h.
Com: Dari Franken e Elizete Franken da Escola Semente da Paz - Yoga e Ayurveda (Horizontina).
Apresentação teatral “Cobra grande”
Espetáculo com atores e bonecos sobre lendas indígenas do Rio Grande do Sul.
Horário: 19h30.
Com: Grupo de Teatro A Turma do Dionísio (Santo Ângelo).
ÁREA EXTERNA MEA
Oficina Circense a Natureza da Arte
Horário: das 19h às 22h.
Com: Cia Circense Burzum (Santo Ângelo).
Projeção em grande formato
Projeto Dispersar criado em 2016 dedicado ao mapeamento, estudo e preservação das aves da região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Horário: das 20h às 22h.
Com: Projeto Dispersar (Santa Rosa).
Sobre o MEA
O Memorial é uma iniciativa do Instituto John Deere, viabilizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), do Ministério da Cultura. Conta ainda com o patrocínio da John Deere Brasil, SLC Agrícola, Tramontina e Janeco; e apoio cultural da Faculdade de Horizontina (FAHOR) e da Prefeitura Municipal de Horizontina. Trata-se de um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer com mais de 64 mil metros quadrados.
O local conta com um prédio que abriga uma exposição de longa duração altamente tecnológica e imersiva, além de oficinas culturais, cozinha experimental e a John Deere Store. Outro tema importante é o programa educativo, cultural e socioambiental, alinhado à Agenda 2030 da ONU e à Política Nacional de Educação Museal.
Na parte externa, são disponibilizadas quadras esportivas, playground infantil, academia a céu aberto, loja, café, atividades educativas, pedagógicas, esportivas e socioambientais, além de espaços educacionais e áreas destinadas a cursos e oficinas culturais. O SENAI e o Centro de Treinamento John Deere ocupam mais de 5 mil m2 e desenvolverão projetos significativos para a educação e inovação.