Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Três de Maio, tem sua festa litúrgica celebrada em 8 de dezembro. Em nosso município, porém, há alguns anos já não é mais feriado tendo em vista que a Igreja Católica local optou pelo Corpus Christi, celebrado sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o domingo de Páscoa.
A festa da Imaculada Conceição em Três de Maio será realizada no domingo (10/12). A programação prevê cortejo, missa festiva e churrasco no salão paroquial da cidade.
A paróquia local também está realizando a novena a Imacula Conceição todos os dias com início às 19h na Matriz. Desde ontem (07/12) os fiéis se revezam ainda em oração que vai durar 24 horas ininterruptas pela paz no mundo.
A devoção a Nossa Senhora da Conceição remonta ao século XV, enquanto o dogma da Imaculada Conceição foi estabelecido em 1854 pelo papa Pio IX. Este dogma afirma que Maria foi preservada do pecado original, sendo concebida sem mancha.
A Igreja Ocidental tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Não por repulsa a Nossa Senhora, mas para conservar a doutrina da redenção operada por Cristo em favor de todos.
Em 1304, o Papa Bento XI reuniu, na Universidade de Paris, uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.
Sendo assim, no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.