Pela primeira vez o DTG Poncho Verde, de Panambi, é o grande campeão das Danças Tradicionais Força A, principal modalidade do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A finalíssima da 36ª edição da competição foi realizada neste domingo (23/11), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
O Poncho Verde apresentou o tema "o boi é bicho, mas tem alma sob o couro". A coreografia, inspirada na música "Poncho Molhado", gravada pelo conjunto Os Seeranos, com letra de Ewerton Ferreira/José Hilario, fez referência a história dos homens de preto — os tropeiros — que levavam gado para o abate. Mas, no caminho até o matadouro, o tropeiro começa a pensar no destino dos bois e se dá conta de que, assim como os humanos, os animais também devem ter alma.
Em torno de 4,6 mil competidores concorreram nas mais de 25 modalidades, como danças tradicionais, dança de salão, canto, declamação, trova e chula.
O Enart é organizado pelo MTG, conta com patrocínio da prefeitura de Santa Cruz do Sul, da Fruki, Cervejaria Bellavista e Mercado Bom Preço, com financiamento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Vencedores do Enart 2023 na modalidade Danças Tradicionais
Danças Tradicionais Força A
Danças Tradicionais Força B