As travessias de balsa entre o Brasil e a Argentina, no noroeste gaúcho seguem suspensas em razão da cheia do Rio Uruguai. Havia uma previsão de que o serviço fosse retomado entre quinta-feira (02/11) e sexta-feira (03/11).
Em Porto Xavier, o nível do Uruguai vem baixando nas últimas horas. No início da manhã desta segunda-feira (06/11) estava em 9m50cm. Para liberar a travessia é necessário estar abaixo dos 7 metros.
Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Ovídio Xavier, se seguir esse ritmo, é possível que o serviço, interrompido há oito dias, retorne na terça-feira (07/11).
Já em Porto Mauá, a expectativa é que o transporte seja retomado apenas a partir da quarta-feira (08/11). O Rio Uruguai está baixando cerca de 10 centímetros por hora, e atingiu, por volta das 7h, a marca de 10m20cm. É necessário estar em uma altura entre 7 e 8 metros para que as atividades retornem. Segundo a Defesa Civil municipal, o serviço está suspenso há 10 dias.
Mesma situação ocorre em Porto Vera Cruz. Conforme a prefeitura, o serviço seguirá interrompido pelo menos até quarta-feira. As informações são do GZH.
Postado por Alexandre de Souza