O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou os níveis dos alertas em vigência no Estado até o próximo sábado (04/11) devido a ação do ciclone extratropical que se forma no oceano. Todos os marcadores emitidos agora são da cor laranja, o que indica risco moderado. A orientação é que em caso de perigo se contate a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de cada região.
De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, o feriado de Finados no Rio Grande do Sul será marcado por muita chuva e forte vento. Uma área de baixa pressão profunda atua sobre o estado nesta quinta antes de dar origem a um ciclone na costa na sexta.
Muitas nuvens cobrem o território gaúcho com chuva em todas as regiões. A chuva em vários pontos será por vezes moderada a forte com risco de pancadas isoladamente torrenciais. Podem ocorrer temporais localizados de vento e queda de granizo.
O que muita gente chama de “Vento de Finados”, o vento do quadrante Leste que costuma soprar nesta época do ano, mais da tarde para a noite, será forte a intenso neste feriado de Finados de 2023, especialmente no Rio Grande do Sul.
Grande parte do estado terá rajadas de 50 km/h a 80 km/h no decorrer desta quinta como efeito do contraste de pressão entre centro de baixa pressão sobre o continente, que dará origem a um ciclone amanhã ao chegar no mar, e uma alta pressão de 1.025 hPa no Atlântico Sul.
A instabilidade nesta quinta aumenta muito também em Santa Catarina e em parte do estado do Paraná. Chove em grande parte dos dois estados. A chuva isoladamente será moderada a forte com raios e trovoadas, não se descartando temporais localizados à medida que se aprofunda a área de baixa pressão atmosférica no Sul do Brasil.
Postado por Alexandre de Souza