Oito candidatos vão concorrer às cinco vagas para o cargo de Conselheiro e Conselheira Tutelar de Três de Maio, na eleição que ocorre no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, simultaneamente em todos os municípios brasileiros. O mandato é de quatro anos a contar da data da posse, que será no dia 10 de janeiro de 2024 em todo o território nacional.
Em entrevista à Rádio Colonial a presidente da Comissão Eleitoral, Bianca Schardong, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vilson Vanin Trage, destacaram que, embora o voto seja facultativo, o processo de escolha, democrático, é uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos da criança e do adolescente para os próximos quatro anos.
- É de fundamental importância o comparecimento das pessoas às urnas. Vamos escolher cinco conselheiros titulares, que serão responsáveis por garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes – afirma Bianca.
Podem votar todas pessoas a partir dos 16 anos de idade e que estejam em dia com a Justiça Eleitoral. Para votar, é preciso apresentar o título e um documento oficial com foto.
É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando as medidas de proteção mais adequadas em cada caso.
Guardiões dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros, os conselheiros tutelares precisam estar à disposição da população 24 horas por dia. Trabalhando sempre em grupos de cinco, eles atendem o público em horário comercial (das 8h às 17h), mas também se revezam em plantões em que ficam disponíveis por meio de telefones celulares.
Na lista a seguir constam o número na urna e o nome completo dos candidatos:
01 – Angelita Fabiana Marmitt
02 – Cristiane Cunha Mendes
03 – Elis Tatiana Telka
04 – Fabiola Paloma Figueira Hols
05 – Ivete Paulina Pandolfo
6 – Lourdes Marli Selatchek
07 – Luiz Airton de Souza
08 – Pedro Jair Sulzbach de Mello
Os locais de votação:
Urna 01 – Prefeitura
Urna 02 – Extensão da Creche São Mateus (antiga Escola São Francisco)
Urna 03 – Instituto Estadual Cardeal Pacelli
Urna – 04 – Escola Municipal São Pedro
Urna 05 – Escola Municipal Francisco Sales Guimarães
Urna 06 – Escola Municipal Germano Dockhorn
Urna 07 – Escola Estadual Alberto Pasqualini de Consolata
Urna 08 – Escola Estadual Princesa Isabel de Quaraim
Urna 09 – Escola Estadual Frederico Lenz de Manchinha
Urna 10 – Escola Estadual Progresso de Progresso
Urna 11 – Escola Municipal Martinho Lutero de Entrada da Barrinha
Urna 12 – Escola Municipal Bem Viver de Caúna