A Defesa Civil do Rio Grande do Sul solicitou, nesta segunda-feira (11/09), prioridade na doação de kits de limpeza. Desde a semana passada, dezenas de famílias no Vale do Taquari perderam ou tiveram de deixar suas casas destruídas pelas fortes chuvas e enchentes.
“A principal necessidade no momento é de materiais de limpeza, especialmente nessa fase em que o Poder Público, a comunidade e voluntários realizam a limpeza de casas e ruas”, esclarece.
Entre os produtos solicitados estão baldes, rodos, vassouras, luvas e botas de borracha.
Em relação a itens de uso pessoal, as famílias afetadas precisam de fraldas, roupas íntimas, lençóis e cobertores, informa a Defesa Civil.
De acordo com a Defesa Civil, não é necessária, no momento, a doação de peças de roupas e alimentos perecíveis, pois os estoques estão completos.
“A Defesa Civil agradece imensamente a corrente de solidariedade que se formou e permitiu rapidamente acumularmos grandes estoques. Mas, no momento, roupas e alimentos, principalmente perecíveis, não se fazem necessários. Pedimos que a população direcione esse grande mutirão de ajuda para sermos mais assertivos nos itens que mais precisamos para auxiliar na reconstrução”, explicou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.
Toda a triagem, organização e distribuição de doações é feita por servidores das prefeituras e voluntários.
Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil