Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Geral

Leite confirma mais quatro mortes no RS em decorrência das enchentes

Leite confirma mais quatro mortes no RS em decorrência das enchentes
Reprodução/Prefeitura de Muçum
  • 06/09/2023 - 13:01
  • Atualizado 06/09/2023 - 13:03

O número de mortos em decorrência do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul aumentou para 31 no final da manhã desta quarta-feira (06/09). A confirmação foi dada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que relatou mais quatro óbitos: dois em Roca Sales, um em Lajeado e outro em Estrela. 

Mais seis mortes foram haviam sido confirmadas no início da manhã, em Roca Sales, somando-se às 21 computadas até a noite passada. 

Nesta manhã, o governador Eduardo Leite ao Vale do Taquari. Leite está acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Também se juntarão à comitiva o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e secretários de Estado.

As ações de salvamento e resgate estão empregando seis helicópteros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, além dos que pertencem à Polícia Rodoviária Federal, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil. O Estado está articulando com as Forças Armadas a cedência de mais aeronaves.

A Defesa Civil segue monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas do Estado. Além do Vale do Taquari, requer atenção o Vale do Rio Pardo.

Até as 10h30 desta quarta, a Defesa Civil estadual contabiliza 70 municípios afetados. Além das 27 mortes, há 3.084 pessoas desalojadas e 2.299 desabrigadas. Estima-se em 52.157 o total de pessoas afetadas.

Os dados são atualizados em tempo real e mudam a todo instante. Do total de mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, seis em Roca Sales, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado. Os dados podem ser conferidos no dashboard alimentado pelo órgão estadual.