Entre as 101 distribuidoras de energia do país, incluindo empresas concessionárias e cooperativas permissionárias, que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN) controlado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Certhil, com sede em Três de Maio e atuação em 156 municípios da região, é detentora atualmente da tarifa de energia mais barata do país.
Em entrevista à Rádio Colonial, o presidente da Certhil Celso Benedetti explicou os fatores que oportunizaram a redução média de 35,85% aprovada em julho de 2023 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O presidente explicou que na fatura que será emitida em 20 de agosto a redução será proporcional aos dias consumidos. Os associados terão assim a redução integral na conta de setembro.
Segundo Benedetti, foram decisivos para a queda do custo da energia, os investimentos realizados pela cooperativa, como a construção da Subestação Nossa Senhora do Carmo e a linha de transmissão de 19,3 quilômetros, desde o bairro Cruzeiro, em Santa Rosa. Desta forma, o subsídio da cooperativa teve um ganho expressivo.
Além dos investimentos, a cooperativa migrou, em 2022, juntamente com outras três cooperativas, para o ambiente de contratação livre, comprando diretamente do mercado livre energia a custos menores, daqueles praticados até então, quando era adquirida no ambiente de contratação regulado. Essa combinação de ações, alavancadas pelo processo regulatório, permitiu que o atual reajuste da tarifa da Certhil fosse negativo, colocando a cooperativa, que estava em 26º lugar, no topo do ranking das tarifas mais baratas do Brasil.
Benedetti lembra que os associados participaram entre 2018 e 2021 com a cota de 17% - o que equivalia a R$ 6 milhões - do investimento necessário para a construção da subestação. Agora com a redução da tarifa a Certhil está devolvendo em torno de R$ 12 milhões aos associados.