Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Cooperativismo

Após 20 anos, Marcelino Colla deixa presidência da Unitec e vai para o Sicredi

Após 20 anos, Marcelino Colla deixa presidência da Unitec e vai para o Sicredi
Jaqueline Peripolli/Assessoria de comunicação Unitec
  • 16/07/2023 - 20:28
  • Atualizado 16/07/2023 - 20:29

Ele integrou o grupo que criou a Cooperativa de Trabalhos dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), há 27 anos, e completou 20 à frente da presidência da entidade. Viveu o cooperativismo e esteve comprometido com os ideais cooperativistas atuando como instrutor, consultor, professor e profissional da área agronômica, deixando um legado na história da cooperativa e também no cooperativismo gaúcho.

Assim pode-se definir o engenheiro agrônomo Marcelino Colla, que após duas décadas na presidência da Unitec – divididas em oito gestões, sendo quatro seguidas, de 2000 a 2006, e mais quatro seguidas, de 2012 até a atual –, se despede da função para assumir a vice-presidência da Sicredi Noroeste RS/MG.

Para ele, toda a dedicação junto à Unitec, atuando no fortalecimento do cooperativismo, fez com que acumulasse muita experiência e conhecimento. “Nestes 20 anos como presidente da Unitec, avalio minhas gestões como extremamente positivas. Muitas foram as evoluções, como a consolidação dela enquanto cooperativa de prestação de serviço, visto que foi uma ideia inovadora há 27 anos, bem como a evidência da marca no cenário estadual e nacional.”

Colla destaca, também, o grande crescimento que a cooperativa teve ao longo de sua história, as oportunidades de trabalho proporcionadas aos associados e as pessoas auxiliadas ao longo dos anos por meio da prestação de serviços.

Todas essas conquistas e experiência positivas, associadas à vivência do cooperativismo, contribuíram para sua exitosa caminhada dentro da Sicredi Noroeste RS/MG, atuando no Conselho Fiscal e depois no Conselho de Administração por oito anos, e posterior preparação para a sucessão.

“A expectativa é grande de poder contribuir agora na Sicredi Noroeste RS/MG, onde, como vice-presidente, terei a incumbência de fortalecer o relacionamento com o quadro associativo e dar atenção especial à expansão para Minhas Gerais. Sem dúvidas, minha experiência profissional contribuirá para o desenvolvimento deste trabalho”, aponta.

E, como consequência disso, ele deixa a presidência da Unitec. “Meu mandato terminaria em março de 2024, e seria o último por força de estatuto e também por decisão pessoal. Então renunciei e uma nova diretoria foi eleita para conduzir a cooperativa até março do próximo ano. Novos associados entraram na Unitec, e isso dá uma nova dinâmica para a cooperativa, que precisa seguir desenvolvendo o espírito cooperativista em seu quadro social e agregando novas atividades. A Unitec foi mudando nos últimos anos, agregando novas áreas e formatos, e isso é normal quando a entidade se desenvolve”, pontua o profissional.

O sentimento no momento, conforme Colla, é de dever cumprido. “Deixo a presidência com a Unitec bem encaminhada. Não me desligarei de sócio, e continuarei acompanhando e sempre tendo atenção especial à cooperativa. Desejo que ela siga se desenvolvendo e obtendo cada vez mais sucesso, superando os desafios.”

Em sua mensagem aos associados e colaboradores, ele pede que continuem acreditando na Unitec e se dedicando ao máximo, envolvendo-se com a cooperativa e defendendo esta proposta de desenvolvimento que é o cooperativismo, que, segundo ele, é a melhor ferramenta para conseguir atender a oferta de trabalho dos associados, bem como a demanda dos parceiros de trabalho.

“Agradeço a todos por terem acreditado, apoiado e incentivado meu trabalho ao longo de todos estes anos, confiando a mim a condução da Unitec. Sou muito grato por tudo que pude contribuir para a Unitec e também por tudo que recebi desta cooperativa”, finaliza.

Jaqueline Peripolli/Assessoria de comunicação Unitec