Ouça agora

MUSICAL 94,7

Geral

Com danos em 500 residências, Sede Nova decreta calamidade pública

Com danos em 500 residências, Sede Nova decreta calamidade pública
Defesa Civil do RS
  • 13/07/2023 - 20:35
  • Atualizado 13/07/2023 - 20:38

O município de Sede Nova, na Região Celeiro, decretou estado de calamidade pública em razão dos danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu o RS nesta quarta-feira (12/07). Conforme a administração municipal, 80% da cidade foi praticamente destruída pelo fenômeno climático.

Segundo a Prefeitura, 21 pessoas ficaram feridas. Um morador precisou ser levado para o hospital. 

Com a força do vento, cerca de 500 casas tiveram danos estruturais. Além disso, vários galpões e chiqueiros foram totalmente destruídos. Também foi registrada a queda de árvores e postes de energia. Não há previsão de retorno do abastecimento de luz e água no município.

Em seus perfis nas redes sociais, a Prefeitura de Sede Nova, cuja população atual é de 2.704 habitantes, lançou uma campanha para ajudar os moradores que perderam suas residências e todos os pertences: “Sede Nova precisa de ajuda” e divulgou dados para doações de todo tipo. No salão paroquial da cidade e Sede Nova está montada a central de atendimento às pessoas atingidas pelo temporal de ontem à tarde, com repasse de lonas para cobertura de imóveis, colchões, roupas e outros produtos."

“Foi muito feio, nunca visto por estes lados. Está muito difícil”, contou Fabio Lopes, chefe de gabinete do prefeito Leandro Cortelli Baungrat. A cidade conta com o apoio de outras prefeituras, da Defesa Civil do RS, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. “Teremos que fazer toda a limpeza da cidade por causa das árvores caídas e casas destruídas”, afirma o assessor.