Durante a Sessão do legislativo de Três de Maio desta segunda-feira (10/07), o presidente da Expofeira 2023, José Henrique Weber e representantes de Comissões de Finanças, Gerson Auth e o presidente da Funcap, Sandro Ergang, usaram a tribuna para apresentar a comunidade, a prestação de contas da feira, realizada de 29 de abril a 7 de maio, em Três de Maio.
Na oportunidade, o presidente Weber destacou alguns números do evento, como a participação de mais de 100 voluntários, 350 expositores dos mais diversos setores, 68 mil visitantes e aproximadamente 52 milhões de reais em negócios.
O presidente apresentou inicialmente o resultado de uma pesquisa de satisfação, realizada entre os expositores onde os aspectos de segurança e limpeza receberam avaliação positiva por mais de 90% dos entrevistados. Alimentação, eventos, pavilhões, horários, organização e divulgação, receberam pontos positivos de 80% dos entrevistados. Os principais pontos a serem melhorados, foram o acesso ao Parque e o estacionamento.
Um dos pontos mais aguardados pelas Comissões, era conhecer o interesse dos expositores em participarem da Expoterneira, que vai acontecer em 2024, sendo que 75% dos expositores responderam positivamente.
Na sequência, Gérson Auth apresentou os recursos captados durante a Expofeira 2023, com a comercialização dos espaços, ingressos do parque, dos shows, do setor de bebidas e alimentação e estacionamento, sendo captados aproximadamente 860 mil reais. E, em patrocínios de empresas parceiras, aproximadamente 675 mil reais. Já o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores, alcançou os 345 mil reais.
Relacionadas as despesas, setorizadas em grandes áreas, como Gestão Administrativa, Infraestrutura, Divulgação, Shows e Estruturas, Limpeza e Segurança, e Pavilhão da Agropecuária, a expectativa era chegar a 1 milhão e 300 mil reais, tendo em vista o trabalho assertivo de todos os presidentes de Comissões no uso de seu orçamento, atingiu o valor de 1 milhão e 296 mil reais.
Dessa forma, o valor geral captado foi de R$1.885.138,17 e as despesas alcançaram R$1.296.930,34, gerando assim, a sobra de R$588.207,83. Este valor, de acordo com o Conselho gestor do parque de exposições, será dividido entre Investimentos no Parque de Exposições com 51%, sendo de R$300.000,00; o Fundo de Reservas das Feiras, com 34%, sendo R$200.000,00 e Entidade Gestora com 15%, sendo R$88.207,83.
O presidente da Funcap, Sandro Ergang, destacou as aplicações dos recursos para continuar os projetos de melhorias e ampliação do Parque de Exposições, relatando algumas demandas de anos anteriores, como melhoria dos banheiros, cercamento da área nova adquirida, melhoria no sistema de abastecimento de água e melhorias na iluminação interna, já orçado em 1 milhão e 560 mil reais.