A gaúcha Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, foi coroada, neste sábado, a nova Miss Universo Brasil
"Essa coroa é NOSSA! Obrigada por todo apoio e carinho! Vamos juntos ao Miss Universo Brasil 2023!", escreveu a jovem nas redes sociais, após vencer o prêmio.
Na disputa nacional, no desfile de trajes típicos, a gaúcha homenageou a Chama Crioula, símbolo do tradicionalismo gaúcho.
A roupa era composta por uma longa capa, com iluminação interna, e um maiô com brilhos em laranja, amarelo e vermelho. Botas, luvas, brincos e uma coroa completavam o look, assinado por Bruno Oliveira.
A chama crioula costuma ser acesa durante a Semana Farroupilha e simboliza a preservação dos valores e costumes gaúchos.
Nas redes sociais, Brechane, que trabalha como modelo desde criança, se descreve como atriz, estudante de jornalismo, poliglota e ativista pela educação. Em entrevista ao jornal Zero Hora, ela se descreveu como uma pessoa "ativa e enérgica, apaixonada por comunicação e moda" e "corajosa".
Nascida e criada no litoral gaúcho, a jovem é também ligada aos esportes, já tendo praticado vôlei, beach tennis, surfe, handebol. Além disso, Maria Brechane se diz também envolvida em questões sociais, sobretudo as relativas a cultura, educação, esporte e lazer.
A modelo, que é a 15º gaúcha a vencer a competição nacional, vai disputar o Miss Universo no final do ano.