O Rotaract Club de Três de Maio realizou o projeto ambiental “Se você não joga lixo no chão da sua casa, por quê jogar lixo no chão?". A presidente do clube Valesca Villes fez uma explanção a respeito da separação e descarte correto do lixo relacionado a poluição das águas pluviais, na Escola Municipal Cívico-Militar Caminhos Inovadores. Os alunos do 6º ao 9º ano, que participaram da conversa, receberam flyer sobre o roteiro da coleta seletiva, como fazer a separação do lixo e como funcionam os EcoPontos do município, em material produzido pela prefeitura.
No feriado de Tiradentes em 21 de abril os integrantes do clube de serviço fizeram a pintura de 43 bueiros da nossa cidade com a mensagem “O rio começa aqui” e com a adesivagem de 20 lixeiras espalhadas pela cidade.
O projeto, que conta com o apoio diversos entidades e empresas, quer que a sociedade compreenda que o lixo descartado de forma incorreta, além de causar entupimento, pode chegar até os rios e contaminar a água que abastece a população do município.
Todos os tipos de resíduos preocupam, mas o lixo plástico é o que causa mais atenção atualmente no mundo inteiro. Segundo a ONU, se nada for feito, até 2050 haverá mais fragmentos de plásticos nos oceanos do que espécies marinhas. O Brasil já é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Por aqui, pouco mais de 1% desse plástico chega a ser reciclado.