O Conselho de Administração (Consad) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elegeu Edegar Pretto para a presidência da estatal nesta terça-feira (21/03). Graduado em Gestão Pública, o novo presidente foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas três últimas legislaturas e possui experiência profissional como coordenador de despesas, secretário municipal de administração e fazenda, chefe de gabinete, membro da mesa diretora, presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos e presidente da Assembleia Legislativa do estado gaúcho.
Quase três meses após ser anunciado para o cargo, o ex-candidato do PT ao Piratini na última eleição, Edegar Pretto, já vinha participando de reuniões, eventos, viagens e atividades relacionadas à companhia, mas a nomeação ainda não havia sido formalizada por entraves burocráticos.
A nomeação do ex-deputado do PT para a Conab ficou emperrada por uma série de formalidades. Primeiro, a companhia foi transferida do Ministério da Agricultura para o recém criado Ministério do Desenvolvimento Agrário. Depois, foi necessário mudar a composição do conselho de administração da estatal, que ainda era formado por indicados pelo governo de Jair Bolsonaro.
Foi necessário, por fim, modificar o estatuto da companhia, pois o documento exigia curso de pós-graduação em área atinente às atividades da estatal ou cinco anos de experiência em cargo de chefia em uma companhia de grande porte. Pretto tem graduação superior em Gestão Pública.
Entre os projetos desenvolvidos durante sua atuação como deputado estadual, Edegar foi o propositor do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), que permite que as agroindústrias familiares comercializem seus produtos de origem animal em todo o território gaúcho, gerando mais postos de trabalho e renda para as famílias locais.
Rosa Neide, eleita para ocupar a Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização, foi gestora pública enquanto secretária de Estado de Educação e secretária-adjunta de Políticas Educacionais de Mato Grosso.
Já para a Diretoria de Operações e Abastecimento, o escolhido foi Thiago dos Santos, especialista em gestão pública e funcionário de carreira da esfera municipal de Mato Grosso. Foi assessor na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados, onde atuou na coordenadoria e na Vice-Presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
A Diretoria de Gestão de Pessoas passará a ser comandada pelo servidor da Embrapa Lenildo Dias de Morais. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, o novo diretor é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.
Na semana passada, durante a Assembleia Geral Extraordinária do Consad, quando foram nomeados os novos integrantes do Conselho, também havia sido eleito Silvio Porto para assumir a Diretoria de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas (Dipai) da empresa. A partir de agora, Porto foca em sua atuação como diretor-executivo, enquanto Pretto assume as funções da presidência.