Santa Catarina decretou situação de emergência nesta quinta-feira (1º de dezembro) devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde sábado (25/11).
Em consequencia das chuvas pelo menos duas pessoas morreram e um bombeiro militar está desaparecido no Estado vizinho. Além disso, casas foram inundadas, pessoas precisaram ser resgatadas, estradas estão bloqueadas por deslizamentos e aulas foram canceladas.
Em balanço na manhã desta quinta, a Defesa Civil informou que mais de 600 pessoas estavam desalojadas.
Até a manhã desta quinta, ao menos 18 municípios decretaram situação de emergência: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, Florianópolis, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém, São José e Anitápolis.
“Um alerta que precisamos fazer é que quem puder, não se desloque nas cidades. Eu estive no Sul ontem em um evento, a equipe que foi sofreu um acidente por aquaplanagem. E as pessoas não têm noção da gravidade do volume de água na pista”, alertou o governador Carlos Moisés (Republicanos), em reunião com a Defesa Civil nesta quinta.