A Emater/RS-Ascar participa da 6ª Exposição Feira de Independência (Expoinde), que vai até terça-feira (15/11) com atrações nos setores de agropecuária, tecnologia, indústria, comércio e serviços.
O espaço do artesanato foi organizado pela Emater em parceria com seis artesãos do município, que apresentam ao público a aplicação de técnicas como artesanato em madeira (tabuas de carne, gamelas), peças em patchwork, amigurumi, crochê, pintura em tecido e telas, arranjos de flores, artesanato natalino, biscuit, entre outros. A instituição apoia o acesso a diferentes espaços de comercialização do artesanato ao longo do ano, como forma de promover a visibilidade e a geração de renda.
Com a ideia de ampliar a disseminação da tecnologia, a Emater também apresenta durante a Expoinde um protótipo de um sistema de secagem e armazenagem de grãos na propriedade. Esse processo tem sido incentivado e disseminado pela Instituição, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através de assistência técnica e extensão rural e social (Aters), com elaboração de projetos técnicos para a construção de silos secadores de alvenaria nas propriedades.
Entre as vantagens do silo secador na propriedade, estão a possibilidade de antecipação da colheita; o menor custo de secagem e transporte; a redução de perdas em função de insetos, ratos, fungos e micotoxinas; a manutenção da qualidade do grão, uma vez que o sistema de secagem com ar natural permite a garantia de propriedades nutricionais, vigor e germinação; a viabilidade de novos processos de transformação; o aproveitamento de todos resíduos, utilizados para outros fins como alimentação animal; e maior autonomia nas decisões relativas à comercialização, com garantia de melhores preços.
O espaço da Emater/RS-Ascar e do artesanato na Expoinde pode ser conferido diariamente, durante a feira, das 9h às 20h no Pavilhão da Comunidade Evangélica São Tomé de Independência.