Uma massa de ar frio muito potente para o mês de novembro vai chegar ao Rio Grande do Sul no começo da próxima semana, a menos de um mês do começo do verão.
De acordo com a MetSul Meteorologia, incursões de ar frio tardias não chegam a ser atípicas em novembro, mas esta chama a atenção pela sua intensidade.
Como faltam quatro a cinco dias para o ingresso desta massa de ar frio, a tendência é que haja ajustes em prognósticos até a chegada do ar polar. Porém existe até mesmo a possibilidade de formação de geada em algumas áreas do Estado. O fenômemo pode causar danos a agricultura especialmente a produção de frutas, hortaliças e legumes.
A colheita do trigo ainda não chegou ao fim e muitas áreas já começaram o plantio da safra de verão.
De acordo com a meteorologista da Metsul Estael Sias, o risco de geada é muito alto: “A geada acontece sob céu claro ou poucas nuvens, com temperatura abaixo de 5ºC e vento de calmo a fraco”, explica.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio chegará no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina a partir da próxima segunda-feira (31/10), avançando, na sequência, por todo o território catarinense, para, então, atingir o Paraná, e, posteriormente, o Mato Grosso do Sul e São Paulo.