A Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com o grupo de voluntários Anjos do Bem iniciou nesta segunda-feira (17/10) o cadastramente para a castração de cadelas e gatas nas localidades do interior do município. O primeiro distrito contemplado foi Consolata. Amanhã (18/10) será a vez de Quaraim, na quarta-feira (19/10) o cadastramento será realizado em Manchinha. Na quinta-feira (20/10) será em Progresso. Já na segunda-feria (24/10) o cadastramento de animais encerra em Barrinha.
O atendimento em todas as localidades ocorre das 14 às 17h.
O objetivo é evitar doenças e o controle da população de animais que possam vir a sofrer maus tratos ou serem abandonados.
Para fazer o cadastro, o tutor deve levar a Carteira de Identidade e uma foto do animal (impressa ou digital). Na oportunidade realizado uma conversa com a comunidade sobre a importância da castração e o recolhimento de materiais recicláveis para o Anjos do Bem.
Além do controle populacional, a castração ainda tem alguns aspectos terapêuticos importantes. Nas fêmeas, tanto felinas quanto caninas, a cirurgia reduz os riscos de tumores de mama e outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor. Machos também podem ter tumores nas mamas, portanto, também são beneficiados pelo procedimento. Outra questão importante entre os machos é que a cirurgia reduz o hábito de urinar pelos cantos. Em felinos, o processo deixa os animais mais caseiros, tanto machos quanto fêmeas.