As chuvas volumosas registradas no Noroeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina elevaram o nível do Rio Uruguai entrasse em elevação nesta semana. Nesta quinta-feira (13/10), quatro cidades gaúchas têm o transporte de balsa para a Argentina suspenso.
O transporte entre Brasil e Argentina não está sendo feito desde a tarde passada em Porto Mauá (para Alba Posse), em Porto Xavier (para San Javier), em Porto Vera Cruz (para Panambí) e em Tiradentes do Sul (para El Soberbio).
Em Porto Mauá, o Rio Uruguai chegou a ficar 11 metros acima do nível normal e saiu do leito, bloqueando ruas e chegando a alguns estabelecimentos. Nesta quinta, no entanto, já parou de subir.
O monitoramento hidrológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) feito na manhã desta quinta-feira aponta que o Rio Uruguai está acima do nível normal em diferentes pontos do Estado. Em Iraí e em Itapiranga, está acima da cota de inundação, mas em declínio. Em Porto Mauá, o rio também está acima da cota de inundação, mas apresenta estabilidade. Em Porto Lucena, porém, o rio está em rápida elevação, próximo à cota de atenção.