Ouça agora

ALMA E QUERÊNCIA

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Eleições

Urna eletrônica localizada no Clube Buricá é sorteada para teste de integridade

Urna eletrônica localizada no Clube Buricá é sorteada para teste de integridade
Reprodução
  • 01/10/2022 - 14:06
  • Atualizado 01/10/2022 - 20:51

Em cerimônia pública realizada na manhã deste sábado (1º de outubro), em Porto Alegre, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) sorteou as zonas e as seções eleitorais que fornecerão urnas para os testes de integridade e de autenticidade na eleição. 

Na 89ª Zona Eleitoral foi sorteada, por cindicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) a seção 29, localizada no Clube Buricá e que conta com 324 eleitores. A urna eletrônica será levada para Porto Alegre na tarde deste sábado e substituída por outro equipamento para possibilitar que a votação nesta seção amanhã ocorra normalmente.

O Teste de Integridade tem o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial, nos dois turnos da Eleição na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Já o Teste de Autenticidade, que tem a finalidade de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas, é efetuado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Os trabalhos das duas auditorias são públicos, com participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, bem como de qualquer pessoa interessada.

No total, 35 urnas eletrônicas passarão pelas duas testagens: são 27 urnas para o teste de integridade e oito urnas para o teste de autenticidade.