A chegada da frente fria na noite de ontem e na madrugada desta sexta-feira trouxe temporais de vento para o Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul. As tempestades ocorreram pela chegada de uma frente fria ao território gaúcho, que estava sob efeito do ar quente que havia elevado a temperatura a máximas ao redor dos 30ºC na tarde da quinta-feira, conforme a MetSul Meteorologia.
Caiu granizo em diferentes cidades, mas as pedras de gelo foram bem pequenas, sem causar danos. O que causou estragos foi o vento forte. Estações oficiais registraram rajadas de vento de 78 km/h em Santa Rosa. Quatro residências tiveram o telhado danificado e os moradores receberam lona da Defesa Civil para cobrar as casas provisoriamente.
Em Três de Maio não houve registro de destelhamento, mas o Corpo de Bombeiros teve de isolar duas áreas da cidade onde cabos de energia elétrica se romperam devido à força do vento. Até o início da tarde desta sexta-feira (02/09) parte do bairro Medianeira ainda estava sem luz.
No Balneário Ilhas do Chafariz em Doutor Maurício Cardoso a ventania derrubou árvores e galhos. Também houve o registro de queda de vegetação em rodovias da região.
No município de Sarandi, o vento destelhou o Patronato Julio Mailhos. A direção conseguiu retirar do local parte dos itens de maior valor depois que 150 metros da estrutura do telhado do salão de atos foi arrancada pelo vento. Materiais utilizados nas aulas de teatro e música, além de cadeiras e roupas, foram danificados. Não há previsão para o retorno das aulas
Em Ijuí, o vento derrubou árvores de grande porte que chegaram a interromper a RS-342 e a RS-155, depois liberadas com os cortes dos troncos.