A Brigada Militar de Horizontina, no âmbito da Operação Hórus, realizou apreensões de defensivo agrícola contrabandeado em territórios pertencentes a 4ª CIA.
Na sexta-feira, dia 19 de agosto, foram apreendidos 50 galões de Paraquat, na ERS 305, próximo a Ponte de divisa com Tucunduva.
Uma guarnição abordou um veículo VW Gol, conduzido por um jovem, morador de Doutor Maurício Cardoso, e constatou que o mesmo estaria transportando 26 galões do Paraquat. O homem foi detido e apresentado na sede da PF em Santo Ãngelo.
Outro veículo, um GM Monza, que andava junto, igualmente foi abordado e em seu interior localizados e apreendidos mais 24 galões do veneno Paraquat. O condutor do Monza conseguiu fugir. Os dois veículos e os produtos que transportavam foram apreendidos.
No domingo, dia 21, policiais militares, também no âmbito da Operação Hórus, localizaram em um galpão aberto, na localidade de Lajeado Guabiroba, interior de Doutor Mauricio Cardoso, em faixa de fronteira com a Argentina, mais 50 galões (20lt cada) do mesmo defensivo. O produto foi apreendido e a ocorrência pertinente registrada.
SAIBA MAIS:
OPERAÇÃO HÓRUS: Tem por objetivo fundamental combater os crimes transfronteiriços, tais como: o tráfico de drogas, tráfico de armas, de pessoas e de animais, o abigeato, o contrabando e descaminho, crimes de furto e roubo de veículos, e o transporte de cargas perigosas ou com risco de contaminação. A área é pertencente ao 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4º BPAF), porém a Operação envolve variadas especialidades da Instituição, dentre elas, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM), a Patrulha Ambiental (PATRAM), contando também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Policiamento Rodoviário. As ações, contêm um trabalho de inteligência realizado previamente pela Brigada Militar, onde são pontuados os locais com mais frequências delituosas, sendo assim possível, traçar estratégias de atuação para combater os ilícitos.
OLHO DE HÓRUS: Símbolo que vem do Egito antigo, significa Poder e Proteção, representa a força, vigor, segurança e saúde. Hórus era o Deus egípcio do sol nascente representado como Falcão, sendo inimigo de Seth, o deus da desordem e violência.
Postado por Paulo Marques