A TV Bandeirantes realizou neste domingo (07/08), como é de costume, os primeiros debates entre os candidatos ao governo do Estado. Estiveram presentes nos estúdios da emissora em Porto Alegre Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Vieira da Cunha (PDT), Vicente Bogo (PSB), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC).
Carlos Messala (PCB), Paulo Pedra (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU), que também disputam a eleição para governador, não participaram do debate devido ao critério de representação legislativa, conforme determina a Justiça Eleitoral
O debate foi dividido em cinco blocos:
No primeiro bloco, todos os candidatos responderam à mesma pergunta, com o tempo de um minuto para a resposta: "diante das limitações do Plano de Recuperação Fiscal, a queda na arrecadação para 2023 e a necessidade de orçamento nas mais diversas áreas, quais serão as fontes de recursos utilizadas para garantir investimentos no estado?".
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para respostas, um minuto para réplicas e 30 segundos para tréplicas.
Já no terceiro bloco, cada candidato escolheu outro candidato para fazer uma pergunta de 30 segundos, com um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e 30 segundos para tréplica.
No quarto bloco, os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si. Os temas giraram em torno de soluções para a fome, geração de empregos, combate ao feminicídio, crescimento econômico, uso da pensão para ex-governadores, participação da sociedade na política, liberdade econômica e programas sociais de combate à pobreza,
Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais.