Ouça agora

EXPRESSO 94

com JOTA MORAES

Geral

Avião cargueiro com formato de baleia está no Brasil pela primeira vez

  • 25/07/2022 - 20:28
  • Atualizado 25/07/2022 - 20:41
Avião cargueiro com formato de baleia está no Brasil pela primeira vez
Reprodução

O avião cargueiro Airbus Beluga A300-600ST, conhecido como avião "baleia", aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h50 desta segunda-feira (25/07), transportando um helicóptero de luxo. A aeronave, que chama a atenção pelo tamanho e pelo design semelhante a uma baleia -branca, espécie que também é conhecida como beluga, chegou ao Brasil na tarde de domingo (24/07) e pousou em Fortaleza (CE) para reabastecimento. O cargueiro pernoitou no Ceará e decolou com destino à cidade paulista no fim desta manhã, informou a concessionária Aeroportos Brasil, administradora do terminal em Campinas.

Aproximadamente 150 fotógrafos admiradores de aviação foram cadastrados para acompanhar a chegada da aeronave ao aeroporto e três ônibus foram usados na operação. De acordo com a concessionária administradora do terminal, o Beluga estava carregado com um helicóptero de luxo, mas informações sobre valor e destinatário não foram confirmadas até a publicação.

O diretor de operações em Viracopos, Marcelo Mota, explicou que a operação começou a ser planejada há quase quatro meses e mobilizou aproximadamente 250 pessoas, incluindo integrantes das polícias Militar e Federal, Receita Federal, Emdec, além de funcionários da concessionária administradora do terminal. Não houve reflexos nas operações de voos no aeroporto.

O Beluga ST tem 56,1 metros de comprimento, largura de 17,2 metros e envergadura de 44,8 metros.

A expectativa é de que o Beluga deixe Viracopos na noite desta terça-feira e retorne para a França.