Horário sem programação!

Geral

Corpus Christi é feriado em Três de Maio

  • 15/06/2022 - 20:22
  • Atualizado 15/06/2022 - 20:25
Corpus Christi é feriado em Três de Maio
Reprodução

Celebração cristã que celebra o mistério da Eucaristia – o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional e nem estadual, mas é feriado previsto no calendário oficial do município de Três de Maio. 

O calendário oficial de feriados nacionais, divulgado anualmente pelo Ministério da Economia, coloca a quinta-feira (16/06), dia que marca o Corpus Christi, como ponto facultativo, de acordo com a portaria nº 14.817, de 20 de dezembro de 2021. Da mesma forma, a pasta definiu, conforme a portaria nº 5.407, publicada na terça-feira (14/06), que a sexta-feira (17/06) também será ponto facultativo. 

No caso do Rio Grande do Sul, Corpus Christi está definido com um feriado municipal, conforme o decreto estadual de 56.291, de 29 de dezembro de 2021. Isso significa que o feriado só é adotado nas cidades gaúchas que o tiverem decretado na respectiva data, que é o caso de Três de Maio.

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa "corpo de Cristo". Esse significado se dá em referência à última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, na tradição cristã, se transformariam em seu corpo e sangue. A celebração inclui missa, procissão e adoração a esse sacramento.

O feriado sempre cai na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, dia da Santa Ceia.