Horário sem programação!

Política

Eduardo Leite volta atrás e anuncia pré-candidatura ao governo do RS

  • 13/06/2022 - 16:13
Eduardo Leite volta atrás e anuncia pré-candidatura ao governo do RS

O ex-governador Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira (13/06) que mudou de ideia e vai disputar um novo mandato de quatro anos à frente do Piratini. Em coletiva ao lado do governador que foi seu vice, Ranolfo Vieira Junior, Leite oficializou a decisão que já era esperada, após o desenho da cena nacional e sua tentativa frustrada de concorrer à Presidência da República.

Ao anunciar que será candidato, Leite também quebra uma promessa e um princípio: o de que não disputaria a reeleição por ser contra essa prática política — em 2016, ele se recusou a disputar a prefeito de Pelotas, apesar de ser muito bem avaliado, exatamente por isso. Hoje, afirmou que a única condição que o faria mudar de ideia seria não estar ocupando o cargo para o qual tentará um segundo mandato.

O anúncio ocorre três após a renúncia de Eduardo Leite e foi na sede do PSDB-RS. 

"Comunico aos gaúchos e gaúchos que sou pré-candidato ao governo do Estado. Essa é uma decisão coletiva do partido, mas sobretudo com o governador Ranolfo", destacou Leite, que afirma estar reconsiderando a possibilidade de estar no pleito ao Piratini desde janeiro. O ex-governador disse que a decisão final se deu após a necessidade de pensar em soluções para o país em meio à polarização. Leite disse que a sua renúncia o deixou mais à vontade para "ser um candidato a governador e não um governador candidato. Mudei de opinião, mas não mudei de princípios. A renúncia me abria todas as possibilidades".